Uma das dúvidas mais comuns entre os praticantes de exercícios físicos se refere à escolha do melhor horário para treinar. Muitas pessoas, na busca de otimizar os resultados, acabam se perguntando se deveriam malhar pela manhã, tarde ou noite e por quê.

A verdade é que cada horário apresenta vantagens e desvantagens e, assim como a escolha do melhor treino, o melhor horário para malhar dependerá dos seus objetivos e dos detalhes individuais da sua rotina.

Não adianta optar por treinar às 6 da manhã, por exemplo, se você é uma pessoa que dorme sempre muito tarde, tem grandes dificuldades em acordar cedo e, com isso, vai acabar faltando muitos dias. Essa escolha só prejudicaria a sua frequência de treinos, a sua adaptação e os seus resultados.

Além de levar em consideração sua rotina e suas preferências, é importante pensar também nos seus objetivos. Nosso corpo está sujeito a diferentes condições em diferentes períodos do dia e, dessa forma, objetivos diferentes requerem estratégias diferentes.

Para te ajudar na escolha do melhor horário para malhar, separamos para você as vantagens e desvantagens de cada turno do dia, além de outras dicas.

Manhã

Vantagens

Aumenta a probabilidade de criar uma rotina

Uma das grandes vantagens que a manhã oferece é a maior facilidade de se criar uma rotina de exercícios físicos. Geralmente, quando marcamos algum compromisso diferente do trabalho ou estudo, marcamos para tarde ou noite, o que causa conflito com os horários do treino, fazendo com que muitas pessoas tenham dificuldade de malhar de forma regular, sempre nos mesmos dias e horários.

Proporciona a sensação de bem-estar ao longo do dia

Quando nos exercitamos, o nosso corpo libera substâncias relacionadas à sensação de prazer e bem-estar, como a endorfina, serotonina, noradrenalina e dopamina. Quando isso acontece logo pela manhã, aproveitamos os benefícios no decorrer de todo o dia. Também nos sentimos mais concentrados e dispostos, o que ajuda na nossa produtividade.

Melhora o sono

De acordo com um estudo realizado pela Appalachian State University, praticar exercícios físicos pela manhã ajuda a abaixar a pressão sanguínea e melhora a qualidade do sono. No estudo realizado, os participantes que malhavam às 7 horas da manhã obtiveram melhores resultados quando comparados àqueles que malhavam às 19 horas.

Desvantagens

O rendimento do treino pode ser menor

Quando acordamos, a nossa temperatura corporal é mais baixa, isso faz com que os nossos músculos estejam mais rígidos, podendo causar a diminuição do rendimento do treino. Além da temperatura, outro fator prejudicial é o fato de a frequência cardíaca e a pressão arterial estarem mais altas.

Dificuldade de adaptação

Dependendo da sua rotina, se adaptar aos treinos matinais pode ser difícil e, até mesmo, ineficiente. Exercitar-se é mesmo importante, porém, não deve acontecer de forma a prejudicar outros elementos essenciais à sua saúde. Se você, por algum motivo, só consegue dormir muito tarde, acordar cedo irá reduzir suas horas de sono por dia, causando prejuízos para o seu metabolismo.

Tarde

Vantagens

O corpo está mais preparado

Ao contrário do que acontece no período da manhã, durante a tarde a temperatura corporal está mais alta, os músculos estão mais relaxados e flexíveis, a frequência cardíaca é mais adequada e a pressão arterial também.

Esses fatores, em conjunto, proporcionam um melhor rendimento nos treinos e diminuem a possibilidade de lesões, principalmente quando o assunto é musculação.

Os níveis de testosterona estão mais altos

Os níveis hormonais também influenciam na qualidade dos seus exercícios físicos. A testosterona, por exemplo, é importante para o crescimento muscular em homens e também em mulheres e é produzida em maior quantidade nos treinos realizados ao fim da tarde do que naqueles realizados pela manhã.

Algumas academias oferecem ofertas para este turno

Se você pratica musculação, essa é uma vantagem para você. Como muitas pessoas trabalham, estudam ou possuem outra ocupação durante a tarde, algumas academias oferecem preços especiais para quem deseja malhar nesta parte do dia. Outra vantagem é que, em geral, as academias estarão mais vazias e, com isso, os aparelhos ficam mais facilmente disponíveis.

Desvantagens 

Incompatibilidade com a rotina

A maioria das pessoas não tem as tardes livres devido a seus empregos, estudos e outros compromissos, impossibilitando, assim, a inserção regular de exercícios físicos nesse horário.

Temperaturas altas

Em alguns lugares e em determinadas épocas do ano, as temperaturas são muito elevadas no período da tarde, dificultando a prática de algumas atividades, principalmente aquelas realizadas em áreas externas, como corridas e caminhadas.

Noite

Vantagens

Boas condições corporais

Assim como acontece para o período da tarde, a temperatura corporal é mais alta durante a noite e a frequência cardíaca e a pressão arterial são mais propícias aos treinos. Os níveis hormonais também são mais adequados para quem malha no fim do dia.

Minimiza as tensões do dia

Como dito, o nosso corpo libera substâncias relacionadas à sensação de bem-estar e prazer durante a prática de exercícios físicos. Com isso, o estresse acumulado ao longo do dia pode ser minimizado após os treinos.

Desvantagens

O rendimento pode cair devido ao cansaço

O cansaço acumulado durante o dia pode prejudicar os seus treinos. Muitas vezes, o corpo que se manteve ativo por muitas horas, dá sinais de fraqueza, atrapalhando a realização de movimentos que exigem um esforço maior.

Além de o rendimento cair durante os treinos, o cansaço também pode fazer com que você se sinta com vontade de descansar em determinados dias, optando por deixar de realizar os exercícios físicos programados para a noite. 

Pode atrapalhar o sono

Ao malhar, colocamos todo o corpo em movimento, aumentando nossa frequência cardíaca, a circulação sanguínea e o nosso metabolismo em geral. Isso faz com que algumas pessoas tenham dificuldades para dormir nas horas que sucedem os treinos.

Como escolher o melhor horário para malhar?

Depois de conhecer as vantagens e desvantagens de cada período do dia, é importante levar em consideração alguns outros fatores:

  • local onde você treina e tempo gasto para chegar até ele;
  • o tipo de exercício físico escolhido por você;
  • seu objetivo principal;
  • suas preferências.

Sendo assim, apesar de alguns turnos serem indicados para determinadas atividades, o importante mesmo é escolher aquele que mais combina com você. É essencial que você faça uma escolha que se encaixe bem na sua rotina e te possibilite treinar de forma regular, com uma boa frequência, e que não torne o seu dia ainda mais difícil. Pense nas vantagens que mais te agradam e imagine como será a sua rotina optando por cada período, assim fica mais fácil escolher o melhor para você.

E ai, já sabe em qual horário vai malhar? Se você gostou das nossas dicas e é apaixonado pelo mundo dos esportes e treinos, conheça melhor a Fits e entre em contato com a gente para saber de todas as vantagens que oferecemos para quem quer levar um estilo de vida mais saudável!

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