O segredo para ter um desempenho melhor em treinos e competições pode estar nos seus pés. Quando o objetivo é otimizar o rendimento, escolher um bom tênis de corrida é tão importante quanto cuidar da alimentação e do fortalecimento muscular.

Porém, diante de tantas marcas e modelos disponíveis no mercado, a tarefa de escolher o calçado ideal pode ser bem mais difícil do que você imagina.

Por isso, no artigo de hoje, apresentaremos 5 critérios importantes que você precisa levar em conta ao decidir qual tênis de corrida é o mais adequado para as suas necessidades.

Confira cada um deles e boas compras!

1. Defina as características do seu treino

Diferentes estilos e objetivos estão presentes quando o assunto é corrida. Se o corredor é um maratonista, um velocista ou um praticante de triathlon, o tipo de calçado usado fará toda a diferença no rendimento e na performance desse atleta.

Porém, mesmo quem não é um esportista profissional precisa considerar o tipo de atividade, o terreno onde vai correr e os objetivos do seu treino ao escolher um tênis de corrida.

As provas exigem calçados mais leves, pois eles favorecem a velocidade e o ritmo das passadas. Os treinos e competições em terreno irregular pedem tênis com maior aderência ao solo. Os percursos na rua, em solos duros, tornam o amortecimento um fator indispensável.

Ter em mente todas essas questões durante a escolha do seu tênis de corrida é fundamental, assim como saber qual é o seu padrão de pisada durante a marcha.

2. Considere o seu tipo de pisada

As características anatômicas e biomecânicas determinam o tipo de pisada de cada corredor. Sabendo disso, é possível escolher o tênis de corrida que vai corrigir desvios e favorecer o equilíbrio articular e postural durante as passadas.

Quem tem a pisada neutra, ao tocar o chão durante a marcha, não faz grandes desvios e apoia o pé no solo de maneira uniforme.

Os corredores de pisada supinada, por sua vez, tocam o solo durante a marcha sobrecarregando a parte de fora do pé, o que faz com que o arco da pisada seja bem acentuado. Nesses casos, o ideal é optar por tênis com ênfase no amortecimento e na estabilidade.

Já os corredores de pisada pronada forçam a parte interna dos pés ao tocar o chão durante a marcha, o que faz com que estes sejam mais planos. Devido à alta instabilidade das passadas, o indicado é usar tênis mais rígidos, capazes de corrigir os desvios e estabilizar os pés.

É possível entender melhor as características funcionais dos tênis de corrida e adequá-las ao tipo de pisada conhecendo as categorias dos calçados, conforme você verá a seguir.

3. Conheça as categorias dos tênis de corrida

Considerando as características do treino e a anatomia da pisada, a indústria mundial determinou categorias para os tênis de corrida, as quais podem orientar a escolha do modelo ideal — algumas marcas já colocam essa informação em seus produtos.

São cinco grupos diferentes: performance, trilha, estabilidade, controle de movimento e amortecimento. Veja, agora, quais são as características dos modelos de cada categoria:

  • Performancelightweight: os tênis dessa categoria são mais leves, destinados aos treinos e provas de alta velocidade.
  • Trilhatrail: o diferencial dos tênis de trilha é a aderência, pois são calçados destinados aos percursos em terrenos irregulares e cheios de lama, comuns nas provas em meio a matas.
  • Estabilidadestability: combinando amortecimento e durabilidade, os tênis dessa categoria oferecem estabilidade para a pisada sem, contudo, corrigir desvios intensos de pronação ou supinação.
  • Controle de movimentomotion control: essa categoria, por sua vez, oferece modelos mais pesados e rígidos, com solado apropriado para a correção da pisada.
  • Amortecimentocushion: a ênfase dos tênis desse grupo é a absorção de impacto, o que faz com que eles sejam mais macios e ideais para percursos em pistas de concreto.

O amortecimento proporcionado pelo tênis de corrida merece uma atenção especial, principalmente para iniciantes.

4. Dê atenção ao amortecimento

No início dos treinos, o corpo ainda está se adaptando aos novos estímulos oferecidos pela corrida, e isso inclui o impacto das passadas nas articulações, sobretudo nos joelhos e tornozelos.

Por isso, quem está começando a correr deve dar atenção especial ao amortecimento quando escolher o seu tênis. É válido optar por modelos que possuam excelência no quesito absorção de impacto e durabilidade, pois isso pode ajudar a prevenir lesões.

Os corredores mais pesados também devem considerar a absorção de impacto como um critério importante na hora de escolher os calçados.

Outra dica interessante é ter um segundo par de tênis de corrida, pois o material amortecedor do qual os tênis são feitos demora cerca de 24 horas para recuperar a sua forma original depois que os calçados são usados durante um treino ou competição.

Por fim, como você verá a seguir, lembre-se de que é preciso escolher o modelo que, de fato, oferece mais conforto e proteção durante a sua corrida, não deixando pesar somente a questão do estilo. 

5. Escolha pelo conforto

A indústria esportiva avança cada vez mais em tecnologia, durabilidade e performance. Por um lado, isso é ótimo, pois é possível contar com produtos que otimizam o desempenho nos treinos e competições.

Entretanto, muitas vezes, o apelo para o design de um produto é maior do que os benefícios que ele realmente oferece.

Por isso, ao escolher o tênis de corrida ideal, é importante levar em conta o conforto e a segurança que o calçado oferece durante as passadas — calce os tênis, caminhe pela loja, dê pequenos saltos e perceba como os seus pés se encaixam neles.

Verifique também a existência de costuras que podem incomodar ou machucar e, ao escolher a numeração, garanta uma folga acima do dedão, pois os pés precisam de espaço para se movimentar durante a corrida.

Acredite, tudo isso é muito mais importante para o seu desempenho nos treinos e competições do que a cor ou o desenho do seu calçado.

Gostou das nossas dicas para escolher o seu tênis de corrida? Quer mais orientações para otimizar o seu rendimento e saber de tudo o que acontece no universo dos esportes endurance?

Siga a Fits nas redes sociais! Em nossos perfis, no Instagram e Facebook, você encontra novidades e informações especiais sobre nutrição, prevenção de lesões, competições pelo mundo e muito mais!

Share: