A atividade física pode ter sido adotada terapeuticamente, por esporte ou como uma maneira de manter-se em forma para o dia a dia. Não importa qual seja a motivação para treinar, uma hora a preguiça chega e tenta de tudo para atrapalhar seu ânimo.

Não há nada de anormal. Mas, do mesmo modo como a mente e o corpo procuram meios de induzi-lo a não sair para treinar, você pode conscientemente trabalhar no sentido de amenizar essas tentativas de paralisá-lo.

Acompanhe este post e conheça algumas dicas que ajudam muito a manter a disciplina nos treinos e a continuar firme!

Defina uma meta realista

Metas são a definição do que se pretende alcançar até uma determinada data. Assim, determine o que você deseja realizar com o seu treino. Pode ser reduzir tantos quilos nos próximos três meses, caminhar tantos quilômetros diariamente ou correr uma determinada maratona.

O mais importante em sua meta é que você seja realista, isto é, defina metas que você sabe que será capaz de alcançar com a dedicação necessária.

Seja gradativo nas suas pretensões

Desde o momento em que você definir uma meta, considere sua jornada como um caminho passo a passo. O ideal é dividir sua meta em submetas a serem alcançadas em períodos menores. Desse modo, será mais garantida a realização de suas pretensões sem a necessidade de grandes saltos.

Defina um horário para treinar

Além de definir um horário para a realização de seus treinos, agende-os. Ao incluí-los em sua agenda, você assume um certo compromisso consigo mesmo. Isso ajuda a afastar o esquecimento como desculpa para não treinar.

Por outro lado, a definição de um horário torna muito mais fácil a incorporação do treino na sua rotina diária. No entanto, não permita que a indisponibilidade do horário impeça a atividade. Se preciso, treine em outra hora, mas treine.

Crie um sistema de recompensas para suas conquistas

Ainda que a própria realização de cada submeta definida anteriormente já seja prazerosa, vá além no seu autoestímulo. Por que não se presentear com algo de que você gosta?

Assim, que tal um tênis novo? Um mimo sempre fortalece o espírito para dar continuidade aos esforços empreendidos. Tenha disciplina nos treinos, mas considere que você merece!

Adote uma companhia para treinar

O treino realizado em companhia de outra pessoa, ou mesmo em grupo, facilita a dedicação. Um amigo, namorado, irmão e mesmo um colega de trabalho com interesses afins podem tornar a atividade muito mais interessante.

Por outro lado, acaba-se por criar um compromisso de um com o outro, o que evita as falhas no cumprimento da agenda de treinos.

Treine com música

A música é universal. É muito mais agradável treinar ouvindo músicas de que se gosta. O tempo passa mais rapidamente.

Não importa qual seja o seu estilo, monte uma playlist de suas preferidas e coloque o fone nos ouvidos. Agora é só seguir adiante. Tenha um excelente treino!

Com essas dicas, você certamente fica mais preparado para treinar e com a disciplina necessária reforçada. Isso será de grande valia para a realização de suas metas e você poderá, com sua própria experiência, orientar outras pessoas a alcançarem também suas próprias metas com disciplina nos treinos.

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