No artigo de hoje, vamos levar você a fazer uma volta ao mundo em cinco provas de maratona.

Trata-se da World Marathon Majors, uma competição mundial que teve início em 2006 e reúne milhares de maratonistas pelas ruas de Boston, Londres, Berlim, Chicago e Nova York.

Preparado para a largada? Então vamos lá!

1. Maratona de Boston – Estados Unidos

Começamos nosso tour com a segunda maratona mais antiga do mundo.

A competição centenária, que acontece no mês de abril, teve sua primeira edição no ano de 1897, juntamente com a celebração do Dia do Patriota, um feriado americano que recorda a resistência do país contra o domínio inglês.

Todos os anos, mais de 20 mil atletas de vários países do mundo percorrem o trajeto de 42,195 km que vai da cidade de Hopkinton até a chegada em Boston.

2. Maratona de Londres – Inglaterra

Que tal correr na única prova que percorre os dois hemisférios do mundo?

O Meridiano de Greenwich atravessa a capital da Inglaterra e os corredores passam do ocidente para o oriente várias vezes durante a corrida.

A prova acontece desde 1981 e reúne mais de 35 mil competidores, entre atletas profissionais e corredores amadores, que fazem uma festa irreverente nas ruas, assim como acontece em São Paulo, na corrida de São Silvestre.

O percurso plano faz com que a Maratona de Londres tenha um alto nível técnico, com o estabelecimento de recordes mundiais pelos campeões da prova a cada ano, realizada sempre no mês de abril.

3. Maratona de Berlim – Alemanha

Pensando nas grandes cidades e nas provas que atraem o maior número de corredores, a Maratona de Berlim não poderia ficar fora do nosso roteiro de viagem.

O evento, que já chegou a contar com mais de 40 mil competidores, acontece em dois dias do mês de setembro: no sábado pessoas com deficiência e patinadores fazem o percurso e no domingo os corredores profissionais e amadores correm pelas ruas de Berlim, atraindo milhares de expectadores.

As crianças também podem participar da Maratona de Berlim, percorrendo um trajeto de quase cinco quilômetros, o que reforça o caráter inclusivo dessa competição.

4. Maratona de Chicago – Estados Unidos

A Maratona de Chicago teve sua primeira edição em outubro de 1977 e desde então reúne corredores profissionais e amadores de todo o mundo, atraindo cerca de 40 mil competidores todos os anos.

A prova oferece um desafio extra para os participantes, já que a duração máxima da competição é de seis horas e meia.

Graças a um trajeto bastante plano e boas condições climáticas, os expectadores da Maratona de Chicago já presenciaram a quebra de quatro recordes mundiais.

5. Maratona de Nova York – Estados Unidos

Em 1970, o corredor Fred Lebow organizou a primeira prova, que atualmente reúne mais de 50 mil participantes a cada edição, sempre no primeiro domingo de novembro.

No percurso, o visual único dos cinco bairros de Nova York. Entre os campeões, o único brasileiro é Marílson Gomes dos Santos, que conquistou o topo do pódio em 2006 e 2008.

Chegamos ao final da nossa volta ao mundo pelas maratonas mais famosas. Quem sabe você não participará da próxima edição de alguma delas?

Quer saber mais dicas sobre provas de maratona e outras competições ao redor do mundo, além de conferir um conteúdo especial sobre endurance, nutrição e lifestyle? Siga a Fits nas redes sociais: Instagram e Facebook

Share: