As provas de triathlon agregam 3 modalidades esportivas: natação, ciclismo e corrida. Essas competições são executadas em sequência e sem intervalo ou interrupção, de modo que se tornam extremamente exaustivas.

O exercício existe há muito tempo, mas só nos anos 2000 passou a fazer parte do rol de esportes olímpicos.

Tudo começou no Havaí, onde as distâncias utilizadas foram as que hoje integram as regras da modalidade “Ironman”.

Aqui no Brasil é a Confederação Brasileira de Triatlo (CBTri) a responsável pela organização das provas. Globalmente quem as organiza é a União Internacional de Triatlo, mais conhecida como ITU.

Interessante, não? Continue lendo este post e saiba mais sobre as provas de triathlon no país. Acompanhe!

Principais provas de triathlon no Brasil

1 – Circuito Ironman Brasil

O Ironman é uma prova com um nível altíssimo de dificuldade. No Brasil, ela é praticada em diversas cidades que apresentam cenários deslumbrantes aos competidores. Isto é um grande atrativo que minimiza a questão de o percurso ser tão duro.

Em 2017 as provas serão em Palmas, Florianópolis, Alagoas, Rio de Janeiro e, novamente, Fortaleza, dessa vez a prova terá a distância 70.3.

IRONMAN 70.3 Palmas: a natação ocorrerá na praia de Graciosa, com um percurso total de 1,9 km, sendo proibido o uso de roupa de borracha. São três voltas de bicicleta, enquanto que a corrida ocorre às margens do rio Tocantins. A data da prova é 23 /04/17, sendo que as inscrições se iniciam em 14/12/16.

IRONMAN Florianópolis: a prova de natação possui um percurso em formato de “M”, tendo seu início em frente ao restaurante Taikô, em Jurerê Internacional. O percurso de ciclismo totaliza 90 km seguindo pela Avenida dos Búzios, e a corrida, com seus 42,2 km se inicia no Clube Doze de Agosto e termina no Caminho do Rei. A prova será no dia 28/05/17 e as inscrições se iniciam em 07/12/16.

IRONMAN 70.3 Alagoas: a prova se iniciará na Praia Pajuçara com seus 1,9 km de natação, 90 km de ciclismo em direção à belíssima Praia do Francês e mais 21,1 km de corrida voltando à Praia de Pajuçara. A prova será no dia 6/09/17, e as inscrições se iniciam em 05/12/16.

IRONMAN 70.3 Rio de Janeiro: a prova de natação será na Praia da Macumba e a prova de ciclismo sairá da Praça Tim Maia e dará uma volta grande e duas menores entre a Reserva e Grota Funda. Já a corrida conta com um percurso de 3 voltas de 7 km pela praia Recreio/Reserva. A prova no Rio será dia 1º de outubro, e as inscrições já estão abertas.

IRONMAN 70.3 Fortaleza: a última prova do circuito será dia 26/11/17 e suas inscrições serão abertas no dia 15/12/16. Devido ao forte calor nos anos anteriores, a organização optou por transformar a prova, que antigamente tinha a distância completa, para a distância 70.3.

2 – XTerra Brasil

O circuito teve seu início em 1996, e desde então se tornou a maior prova de triathlon off-road do mundo.

No Brasil, as provas começaram em Ilhabela/SP no ano de 2005, mas já são realizadas em cidades com maravilhosas paisagens como Fernando de Noronha, Búzios, Brasília-DF, Tiradentes, Paraty e muitas outras.

Atualmente, o circuito possui um caráter multiesportivo, no qual as etapas com triathlon ocorrem em Ilha Comprida/SP, Ilhabela, Paraty, Costa Verde, Paraná e Juiz de Fora. Entretanto, o calendário de provas de 2017 ainda não está disponível.

O XTerra Brasil possui a capacidade de proporcionar uma desafiadora experiência para os atletas e grande atração turística.

3 – Challenge Family

No dia 29/11/2015 Jurerê Internacional sediou a prova Challenge Family. Esta foi a segunda vez que a prova aconteceu na América Latina, e ocorreu em um percurso bem plano.

A prova de natação ocorre em uma das pra mais belas praias de todo o Brasil, em uma época do ano em que o mar é bem calmo.

A corrida acontece nas belas e arborizadas ruas de Jurerê, enquanto que o ciclismo ocorre em rodovia plana, o que permite a rapidez da prova.

4 – Triday

O Triday nasceu com o objetivo de conseguir agregar mais praticantes ao triathlon brasileiro a partir da prática do revezamento que pode ser praticado em duplas ou em trios. A iniciativa é um bom caminho para quem quer começar a competir no esporte, pois acaba facilitando a prática.

O circuito começará em 2017 e será realizado nas modalidades Olímpica e Sprint. A abertura da prova será em Riacho Grande, às margens da represa Bilings, um dos maiores reservatórios de água de São Paulo.

A quarta etapa passará pela Estrada velha de Santos, uma paisagem maravilhosa cheia de história e belas paisagens. A segunda e a quinta etapas passarão pelo Parque Eco-Desportivo Damha, em São Carlos, cuja paisagem, por si só, já é um atrativo à parte.

O Triday é um tipo de prova que escolheu percursos seguros para a prática do esporte, além dos cenários que são muito atrativos.

5 – Circuito Sesc Triathlon

O circuito de triathlon do Sesc surgiu em 1989 no Paraná, mas a sua versão a nível nacional se iniciou apenas em 2005. O circuito nacional é uma prova de alta qualidade técnica e acontece em sete estados brasileiros, como Brasília, Pará, Rio Grande do Sul, Bahia, Tocantins e Ceará.

O calendário de provas de 2017 já está disponível e passa pelas seguintes cidades:

Cuiabá: aqui as provas se iniciam no dia 06/03. A cidade possui belíssimas praias e uma rica flora que recobre a Ilha das Tartarugas. Aqui a grande preocupação é com as altas temperaturas durante a corrida.

Brasília-DF: cidade que possui um percurso de ciclismo extremamente exigente, com subidas fortes e diversas curvas. O clima não preocupa pois costuma ser bem ameno nesta época do ano.

Palmas: o clima é quente e seco, o que acaba desgastando mais os atletas e exigindo uma hidratação acima do que se está acostumado.

Manaus: possui sua maior dificuldade na corrida às margens do Rio Negro com as altas temperaturas da cidade.

Belém do Pará: a corrida será na orla do rio Pará, local de belíssima paisagem, mas deve-se ficar atento ao clima extremamente quente e úmido da cidade.

Salvador: clima também quente e úmido, encontra sua dificuldade na corrida, sendo grande parte do percurso em subidas. O ciclismo acontece próximo ao Elevador Lacerda, ponto turístico da cidade.

Fortaleza: aqui a grande dica é manter-se hidratado até mesmo antes da prova, evitando esforços desnecessários.

Tramandaí: no dia 27/11 ocorre a última prova, com um clima bem mais ameno que as cidades anteriores. A natação se inicia no rio Tramandaí e termina no mar.

Alimentação adequada durante a prova

A primeira dica importante para este e qualquer esporte é beber muita água para estar sempre hidratado.

Além disso, aposte sempre em uma alimentação balanceada nos treinos, pois essa é a maior aliada do atleta. Nunca se esqueça também de contar com a ajuda de um profissional para treiná-lo. O especialista saberá quais são as melhores técnicas para que você aproveite seus pontos fortes e treine os pontos fracos nas provas de triathlon.

Share: