Quando ouvimos falar em exercícios cardio para emagrecer, pensamos logo em corrida, pedalar, ou seja, exercícios que treinam o nosso sistema cardiorrespiratório. Porém, essa é uma visão simplista desse tipo de exercício, já que ele pode ser potencializado de forma que faça você perder gordura, ganhando massa magra.

O que são os exercícios cardio?

Basicamente, são atividades que possuem como principal objetivo a elevação do ritmo cardíaco. Isso acaba desencadeando uma série de processos, dentro do nosso corpo, como o aumento da circulação sanguínea que eleva o metabolismo e faz com que você consuma mais energia.

O problema das atividades físicas cardiovasculares tradicionais é que elas não fazem distinção do que deve ser consumido no nosso corpo. Assim, durante os treinos, você perde não só gordura, como também músculos.

Por meio da cardio de alta intensidade é possível perder a gordura localizada, especialmente a abdominal, sem perder massa muscular. Afinal, quem pratica musculação não quer perder músculos e jogar todo o seu trabalho fora. Essa pessoa quer perder gordura em lugares específicos, normalmente, na região abdominal ou no quadril.

Como intercalar musculação com cardio?

É comum vermos atletas que correm em um turno e fazem musculação em outro. O ponto positivo disso é que se perde gordura, mas, em contrapartida, você também perderá massa muscular. Isso não ocorre quando esses 2 tipos de exercícios acontecem juntos e intercalados.

Alternar uma atividade lenta com uma rápida, de intensidade e força é uma forma de fazer com que o corpo não saiba de onde consumir a energia e acabe por usar tanto as reservas do tecido adiposo quanto o glicogênio.

Dessa maneira, o corpo usa também a gordura para suprir as necessidades do músculo durante os treinos. Assim, em vez de usar apenas o carboidrato, o corpo usará outras fontes de energia e aquela gordura localizada que você tanto quer eliminar vai embora.

Quais exercícios aumentam a queima de gordura?

Muitos são os exercícios que possuem essa função, tais como musculação, correr, pedalar, caminhar. As atividades físicas, no geral, promovem a queima de gordura, mas feitas de forma tradicional levarão um longo prazo para os resultados efetivos.

Exercícios para uma queima de gordura eficaz devem ser intensos e feito em um curto intervalo de tempo, cerca de 15 minutos. É possível adaptar as atividades tradicionais e fazê-las de forma mais inteligente e produtiva.

Você pode começar praticando corrida intensa por 30 segundos e descansar por 2 minutos numa caminhada leve. Outras práticas como pedalar, pular corda, nadar e tantas outras também podem ser adaptadas.

Como fazer exercícios cardio para emagrecer?

O princípio do HIIT (High Intensity Interval Training) são exercícios que têm como objetivo aumentar, consideravelmente, a queima de gordura. É sugerido alternar exercícios de alta intensidade com exercícios de baixa intensidade.

Por exemplo, fazer 30 segundos de corrida numa elevada intensidade e outros 30 segundos de descanso com trote ou caminhada.

É possível também alternar com a musculação, fazendo um intervalo dinâmico entre os aparelhos. Por exemplo, para cada 2 exercícios de musculação, pratique um cardio de alta intensidade como pular corda e depois dar uma pausa.

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