Cuidar da alimentação é um hábito fundamental para quem pratica exercícios físicos. Por meio da ingestão de nutrientes, o corpo consegue a energia necessária para manter a alta performance. Pensando nisso, muitos praticantes de esportes optam por alternativas mais saudáveis do que o açúcar tradicional. Neste post, vamos mostrar cinco benefícios do açúcar de coco. Confira!

1. Baixo índice glicêmico

O índice glicêmico mede a velocidade que o corpo demora para digerir o carboidrato e transformá-lo em açúcar no sangue. Quando dizemos que um alimento tem baixo índice glicêmico, significa que ele gera menores picos de glicose no corpo, reduzindo as chances de o organismo transformar o carboidrato nas famosas “gordurinhas”. 

Em outras palavras, a liberação de energia para o corpo é mais lenta, o que possibilita a utilização dessa energia nas atividades diárias, e não no estocamento de tecido adiposo.

2. Fonte de nutrientes e vitaminas

Entre os benefícios do açúcar de coco, está a presença de minerais como ferro, potássio, magnésio e zinco e vitaminas B1, B2, B3 e B6, conhecidas como vitaminas do complexo B, que ajudam a diminuir o risco de doenças, como depressão e síndrome do pânico. Também são importantes para fortalecer o sistema imunológico, principal defesa do corpo.

3. Processo de extração natural

O processo de extração do açúcar de coco é natural, o que contribui para a manutenção dos nutrientes desse alimento. Para obter o açúcar, é feito um corte na flor do coqueiro. A seiva recolhida é aquecida e desidratada, processo que forma os cristais de açúcar. Como ele não é refinado, mantém as vitaminas originais.

Além disso, não contém aditivos, como conservantes, clarificantes e outras substâncias nocivas à saúde e encontradas no açúcar refinado, por exemplo.

4. Consumo e aquisição

O açúcar de coco pode ser consumido por idosos, crianças, jovens e adultos, não há restrições. Contudo, deve ser ingerido com cuidado por quem tem diabetes. Mesmo apresentando baixo índice glicêmico, ainda é açúcar. Em caso de dúvida, sempre consulte um médico. 

Além disso, esse produto pode ser encontrado facilmente em lojas de produtos naturais como a Mundo Verde. Nas lojas Oscar Freire, Vila Olímpia, Jardim Marajoara, Higienópolis, Morumbi Shopping e Market Place você ainda ganha pontos ao comprar açúcar de coco e qualquer outro produto. Um benefício a mais para quem é cliente Fits!

5. Vantajoso em relação a outros tipos de açúcar

Mais nutritivo do que o açúcar refinado

O açúcar de coco possui muito mais nutrientes e vitaminas do que o refinado, que perde essas substâncias no processo de refinamento. Além disso, não apresenta elementos, como clarificantes, antiumectantes, precipitadores e conservantes. O índice glicêmico do açúcar de coco também é menor, como já foi colocado.

Para muitos especialistas, o açúcar refinado pode e deve ser substituído pelo açúcar de coco.

Menor índice glicêmico em relação ao açúcar mascavo

Do ponto de vista nutritivo, o açúcar mascavo é melhor do que o açúcar refinado. No entanto, o açúcar de coco tem uma capacidade de adoçar maior do que a do açúcar mascavo, o que é vantajoso na hora de utilizá-lo nos diversos alimentos, porque acaba demandando uma quantidade menor do produto.

São vários os benefícios do açúcar de coco, especialmente para quem quer manter a alimentação em dia. Além de ser mais nutritivo, o processo natural de extração desse tipo de açúcar evita o consumo de substâncias químicas que causam danos ao corpo.

Agora que você já conhece os benefícios do açúcar de coco, que tal ficar por dentro de outros assuntos relacionados à alimentação? Então cadastre-se e receba nossa newsletter!

Share: