Superar os próprios limites é o objetivo de muitos atletas. O topo, para eles, se resume em encontrar mais força dentro de si e atingir as metas que antes pareciam insuperáveis. Se essas sensações são frequentemente notadas em diversos esportes, é importante frisar que determinadas competições esportivas levam os competidores ao extremo. 

Nelas, a intensidade e o desempenho não se desvinculam em nenhum momento. Você se interessa por esse tipo de modalidade? Nós elaboramos uma lista com as 3 mais intensas do mundo. Confira!

1. Ironman

Ironman começou a ser disputado em 1978 na cidade de Honolulu, no Havaí. A ideia de criá-lo havia surgido um ano antes, quando os atletas de triathlon passaram a debater sobre qual grupo de esportistas teria melhor condicionamento físico.

Também conhecida como Ironman Triathlon, a prova acontecia anualmente no estado norte-americano onde nasceu. Atualmente, a competição é uma as mais populares dessa categoria e acontece em diversos locais do mundo, várias vezes por ano.

O nome da competição, que pode ser traduzido como “homem de ferro”, não foi escolhido à toa. Afinal, são realizados 3,9 km de natação no oceano, pedalados 181 km e, para finalizar, o atleta corre uma maratona, ou seja, 42 km. E se você pensa que a prova ocorre em vários dias, enganou-se: os competidores começam uma modalidade logo que terminam a outra.

Absolutamente difícil, ela exige muita resistência dos participantes, pois há um limite de 17 horas para ser concluída. Ela geralmente se inicia às 7 horas da manhã e a linha de chegada deve ser cruzada até a meia-noite.

Além de ser evidentemente necessário ter motivação e preparação física, um preparo psicológico também se mostra como fundamental, devido a toda pressão que está envolvida.

2. XTERRA

Ele até se parece com o Ironman em alguns pontos, mas o XTERRA mantém suas peculiaridades. Também criado no Havaí, ele despontou com a proposta de ser uma prova de triathlon off-road. Ou seja, o triatleta vai praticar com os mesmos esportes, mas em outros cenários.

As localidades nas quais a competição ocorre chamam atenção, já que as paisagens são lindas. No Brasil a prova é realizada há mais de 10 anos e se aproveita das belezas naturais do país.

Se você gosta de natureza e treinos funcionais, há uma grande chance de você se encantar com a modalidade. Marcada pela intensidade desde 1996, quando foi criada por Tom Kiely, ela também cumpre um importante papel de reconectar o homem à natureza.

Vale frisar que atualmente o XTERRA comporta inúmeras categorias de disputa, como Night runTrail runSwin challenge, entre outras.

3. Ultraman

Achou as duas primeiras competições esportivas difíceis? Espere até conhecer melhor o Ultraman Triathlon! Nele, o competidor leva o próprio corpo a todos os limites. São 3 dias de prova e cerca de 515 km percorridos. Esse total é dividido entre as os esportes que tradicionalmente compõem o triatlo.

No primeiro dia, são realizados 10 km de natação em pleno oceano e, logo em seguida, 145 km de ciclismo. No segundo, os competidores pedalam mais 276 km e, no último dia da prova, é preciso correr uma ultramaratona, que equivale a 84 km.

Assim como as demais competições esportivas, o berço do Ultraman é o Havaí, mas a prova ocorre em diversos países. Entre os corajosos que enfrentam o desafio está o brasileiro Alexandre Ribeiro, que já venceu a disputa 6 vezes.

Difíceis e extenuantes — física e psicologicamente — essas competições esportivas atraem atletas que gostam de superar os próprios limites e levar o corpo ao extremo. Você se interessa por esse tipo de competição? Então baixe nosso e-book sobre triathlon e confira tudo o que você precisa saber sobre a modalidade!

Share: