Cada vez mais a tecnologia está presente no nosso cotidiano, auxiliando no desempenho de inúmeras tarefas diárias.

À vista disso, o uso de técnicas modernas e novos dispositivos têm sido observado na prática de esportes e atividades físicas e para entretenimento e cuidados com a saúde.

Uma das áreas que tem sofrido a maior quantidade de modificações e inovações é o mundo esportivo. Atualmente, existem ramos de várias ciências com foco total no esporte, como engenharia, nutrição e medicina desportiva.

Assim, vários profissionais têm desenvolvido suas carreiras justamente em busca de novas tecnologias para os atletas ou maneiras inovadoras para a prática de esporte e, principalmente, cuidando das pessoas que buscam melhor qualidade de vida e bom desempenho na prática de atividades físicas.

A tecnologia nos esportes é uma realidade que tem proporcionado melhores condições e aperfeiçoado os resultados e a qualidade das atividades físicas das pessoas.

Mostraremos, neste post, como as inovações têm se tornado grandes aliadas na prática de esportes. Confira!

Monitoramento das condições físicas do atleta

Com o emprego da tecnologia médica nos esportes, os atletas podem acompanhar em tempo real todas as condições físicas do seu corpo durante a prática das atividades. Existem no mercado relógios de monitoramento com tecnologias de ponta, que proporcionam aos usuários diversas funções. Dentre elas podemos destacar:

  • Medição da frequência cardíaca do atleta
  • Monitoramento das condições físicas do atleta
  • Medição da distância percorrida e dos passos dados
  • Contagem da quantidade de calorias queimadas durante a atividade
  • Monitoramento do tempo de sono e a qualidade do período de repouso

Os relógios atuais permitem o controle total da condição física do atleta, mesmo quando ele não está praticando as atividades físicas — diferentemente dos modelos antigos que monitoravam somente os batimentos cardíacos. Além disso, os aparelhos podem ser sincronizados com smartphones, tanto com sistema operacional iOS, quanto Android, permitindo ao atleta o controle e acompanhamento total de seus treinos.

Podemos destacar também que é possível coletar essas informações e levar a um profissional que auxilie no aperfeiçoamento de cada um, seja por meio de dieta ou novos treinos. Assim consegue-se aprimorar ainda mais o condicionamento físico e também melhorar o desempenho nas atividades.

Dentre os melhores relógios, podemos citar: Garmin, Polar, Sunto e Tomtom. Marcas altamente conceituadas e que produzem acessórios de altíssima qualidade.

Acompanhamento das atividades

A maioria das pessoas em busca de cuidar da saúde, seja atleta profissional ou simplesmente amador, pratica atividades escutando música em smartphones ou outros dispositivos, correto? E por que não utilizar esses aparelhos também para auxílio no esporte?

Já existem no mercado incontáveis aplicativos para as mais diversas plataformas que permitem que os atletas acompanhem a distância percorrida, a localização e até mesmo a velocidade. Isso possibilita monitorar as atividades e buscar melhorar o desempenho, o que fará com que você alcance resultados melhores.

O uso de aplicativos para auxilio das atividades físicas permite a criação de bancos de dados com todas as informações de treinos passados, possibilitando a comparação entre os resultados alcançados e também ajudando o atleta a determinar metas a serem alcançadas.

Não deixe de ver os 5 melhores aplicativos fitness para quem ama esportes!

Tecnologia de análise de posicionamento e performance

A cada dia mais o Bike Fit tem ganhado espaço no mercado, não somente entre os ciclistas profissionais, mas também entre os amadores. Essa tecnologia de análise de posicionamento e performance do atleta, nada mais é do que uma técnica que utiliza a ciência da Biomecânica para ajustar a bicicleta ao ciclista.

Muitos dados e estudos mostram que o ajuste proporcionado pelo Bike Fit garante em alguns casos aumento no desempenho do atleta de até 20%. Para que um ciclista consiga obter o máximo de desempenho possível, é necessário que ele esteja devidamente posicionado na bicicleta e pedale de forma correta. Além de evitar o desperdício de energia e aumentar a performance, consegue reduzir significativamente a probabilidade de lesões.

A biomecânica é ramo da biologia que se ocupa da aplicação das leis da mecânica às estruturas orgânicas vivas, como o sistema locomotor do corpo humano (uma ciência que estuda o movimento dos atletas durante o desempenho das atividades). Ela proporciona excelentes ganhos e tem a cada dia mais se aperfeiçoado, mostrando resultados altamente satisfatórios.

Melhora no conforto dos atletas

A tecnologia nos esportes não está presente apenas em dispositivos modernos ou aplicativos e smartphones de última geração. A cada dia, materiais inéditos são lançados no mercado, como novas técnicas de resfriamento do corpo e de tecidos de baixo peso que auxiliam no ganho de desempenho pelos atletas.

As empresas têm investido muitos recursos na busca de tecidos e materiais que absorvam melhor o suor e garantam uma boa performance das pessoas durante a prática de atividades. Isso é muito fácil de ser notado nos uniformes de times, pois a cada ano são lançados novos conceitos e novas maneiras de cuidar dos atletas.

Outro esporte que podemos destacar é a natação, em que ano após ano os fabricantes lançam novos materiais e tecidos aerodinâmicos para melhorar o conforto dos atletas e ajudar a reduzir o atrito com a água, proporcionando maior velocidade aos nadadores e menor tempo nas competições.

Medicina desportiva

A medicina desportiva é o ramo da medicina que visa a proteção dos atletas, a prevenção de lesões, o diagnóstico e tratamento de lesões e machucados. Ela tem sido fundamental para a otimização do desempenho dos atletas, o que permite que a intensidade das atividades seja a cada dia maior.

Obviamente, o aperfeiçoamento dos cuidados com os atletas só foi possível devido aos avanços tecnológicos. Equipamentos e máquinas possibilitam diagnósticos altamente precisos e reduzem o tempo de recuperação dos atletas. Sensores e acessórios ajudam os médicos a acompanhar o desempenho dos profissionais e detectar pontos que carecem de melhora.

A cada dia mais a tecnologia tem conquistado o esporte. Além de proporcionar aos atletas melhores condições, tem ajudado a aperfeiçoar a segurança nesse tipo de atividade física.

A tecnologia nos esportes e a suplementação de qualidade

Atualmente, uma das maiores preocupações dos atletas é em relação à alimentação. A cada dia mais, o uso de suplementos alimentares tem se tornado comum na dieta deles — desde que acompanhado devidamente por um médico e um nutricionista (ou nutrólogo).

As novas técnicas de preparo de alimentos e suplementos têm proporcionado a criação de complementos alimentares de altíssima qualidade, que não geram nenhum efeito colateral aos usuários.

Os novos suplementos do mercado fornecem aos atletas todos os nutrientes e substâncias necessários para o desempenho de atividades de alta performance, garantindo a total recuperação dos músculos. Isso tem garantido a eles melhor saúde, auxiliando não somente no esporte, mas no bem-estar diário.

Os suplementos podem ser utilizados por todos — tanto atletas profissionais quanto amadores —, desde que tenham o devido acompanhamento e utilizem os complementos certos para cada corpo.

Percebeu como a tecnologia nos esportes tem sido empregada nas mais diversas áreas e com diferentes objetivos? A cada dia mais as pessoas têm acesso a atividades físicas de qualidade, com melhores resultados e, principalmente, que auxiliam no cuidado com a saúde.

Agora que você já sabe como a tecnologia tem se tornado um dos maiores aliados do esporte, acesse o site da Fits e veja como nosso aplicativo também revolucionará o mundo esportivo.

Share: