Afinal, é melhor treinar cedo, à tarde ou à noite? Existe um horário mais recomendado ou isso é uma questão de adequação às condições de cada um?

De fato, para muita gente, treinar cedo é mais prazeroso e faz o dia render mais. Para outros, porém, é muito penoso — pelo simples fato de se ter que levantar da cama mais cedo.

E há, ainda, quem não se importa se isso é gostoso ou muito difícil: a manhã é o único tempo que tem para treinar, e isso basta!

Qualquer que seja o seu caso, saiba que essa tarefa não precisa ser difícil. E, acima de tudo, existem muitas vantagens para quem adota a opção de levantar mais cedo para treinar. Quer ver quais são elas? Precisa de dicas para se inspirar? Então continue lendo este post!

Vantagens de treinar cedo

Ainda não se chegou a uma conclusão absoluta sobre qual é o melhor horário para treinar. Quanto a isso, pesam muito as características pessoais e o que é mais adequado para cada indivíduo.

Mas, se você está entre aqueles que optaram pelos treinos matinais, existem algumas boas vantagens para quem treina cedo. São elas:

  • de manhã, corpo e mente estão mais relaxados pela noite de sono;

  • a queima de gordura pela manhã é mais intensa, pois o metabolismo está mais acelerado;

  • você estará mais bem-humorado ao longo do dia, em razão das endorfinas liberadas no seu cérebro com os exercícios realizados mais cedo;

  • seu dia será mais produtivo, pois haverá melhora no humor, o corpo estará mais relaxado e será mais intensa a circulação sanguínea;

  • o sono será melhor ao final do dia, em razão da rotina mais ativa e do bem-estar que se é alcançado;

  • de modo geral, as temperaturas são mais amenas para treinar pela manhã.

Está convencido? Agora, vejamos algumas dicas para facilitar a decisão de treinar cedo.

8 dicas para treinar cedo

1. Garanta uma noite de sono muito boa

Não adianta se deitar à meia-noite, colocar o despertador para tocar às cinco horas da manhã e acreditar que vai ser tudo maravilhoso! Certamente, esse é um plano que não dará certo.

Quanto a isso, existem algumas medidas simples que você pode tomar para garantir que terá um sono reconfortante:

  • não beber café, chá ou chocolate (ou outras bebidas estimulantes) após o escurecer;

  • não comer no período de três horas antes de se deitar;

  • tomar um banho morno antes de se deitar;

  • criar o hábito de se deitar sempre no mesmo horário;

  • evitar assistir à televisão na hora de dormir.

Assim, considere trabalhar em uma adequação dos seus horários, indo dormir um pouco mais cedo que o costumeiro. Assim, você deve ter em torno de 7 a 8 horas de sono por noite.

2. Tenha um bom motivo para começar o seu dia mais cedo

Qual é a sua principal motivação para treinar? Satisfação pessoal, competir em uma prova, obter um condicionamento físico, adquirir massa muscular ou ficar em forma para o verão (e o resto do ano também)?

Qualquer que seja, encontre o seu motivador; cultive e o mantenha muito claro para você. É isso que dará a você o impulso necessário para começar bem, até o seu corpo se acostumar e incorporar a atividade e o horário dentro de uma rotina.

Então, faça desse seu motivo uma espécie de mantra. Resuma-o em uma frase e recorra a ela sempre que despertar para um novo dia. Essa será a sua força!

A partir da incorporação em uma rotina, passa a ser mais prazeroso e você verá que começará a esperar por um novo dia para treinar.

3. Planeje seu dia na véspera

Fazer seu treino constar como item permanente da sua agenda ajuda a aumentar o compromisso. Então, faça um planejamento diário do seu dia, de modo que reserve um horário cedo para a atividade física.

No dia anterior, planeje a atividade física que fará, quanto tempo de treino terá e até que horas durará o seu café da manhã antes de sair. Pense em como serão os seus dias com mais saúde e mais ânimo e incorpore isso no seu planejamento.

4. Deixe o despertador longe da cama

Se você utiliza um despertador ou o seu celular para acordá-lo pela manhã, deixe-o longe da cama, de modo que você seja obrigado a se levantar para desligá-lo. Acredite: vai fazer muita diferença!

Tendo que se levantar logo, é mais fácil se manter de pé e não voltar para a cama “só mais um pouquinho”. No começo pode até ser muito chato, mas, depois, você se acostuma!

5. Deixe tudo pronto para quando se levantar pela manhã

Organize-se com antecedência. Antes de se deitar para dormir, deixe a roupa e os acessórios que você utilizará no treino já arrumados e disponíveis. Considere desde os seus documentos até o protetor solar.

Com essa prática, você ganha tempo e organização. Aliás, o tempo que você conseguir economizar com essas medidas poderá servir também para ajustar a hora do despertador. Tudo é negociável.

6. Tome um bom café da manhã antes do treino

Isso é importante: não saia para treinar de estômago vazio. A atividade física tem uma exigência maior de energia, que precisará estar disponível para o treino.

Então, elabore um cardápio diversificado que atenda suas necessidades para a atividade física que você adota. Além disso, hidrate-se bem logo ao levantar, e mantenha-se hidratado durante o treino.

7. Treine junto a um amigo

Considere treinar com um amigo. Isso os obrigará a cumprir o compromisso, além das vantagens da companhia recíproca. Nesse sentido, dê preferência àqueles amigos que você sabe que gostam mesmo de levantar cedo para treinar. Com certeza, eles vão te ajudar a “segurar a onda”!

8. Adote metas

Qualquer que seja o treino físico a que você se dedica, defina pequenas metas crescentes e sucessivas para persegui-las. Então, faça uma planilha simples de modo a registrar o seu desempenho a cada dia.

Coloque metas mensais ou bimestrais, e vá atrás delas. Tenha certeza de que cada meta alcançada te dará ânimo e forças para a seguinte.

Visualize-se alcançando cada uma das metas definidas. Se for o caso, combine com seu companheiro de treino de adotarem metas comuns. Assim, um dará força para o outro.

E aí, gostou do post? Enfim, você viu que existem coisas simples que você pode fazer que serão de grande auxílio para você começar a treinar cedo, certo? Agora, que tal compartilhar essas dicas com os seus amigos nas suas redes sociais?

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