A prática frequente de exercícios físicos traz diversos benefícios para a saúde e isso, é claro, você já sabe. No entanto, alguns cuidados — como beber água para se hidratar, por exemplo — são necessários para que a prática venha a lhe fazer somente bem.

Isso porque o corpo humano é composto, em sua grande maioria, de água (que ocupa de 45% a 70% do seu volume) e ela é importantíssima para regular a temperatura corporal. Ao transpirar, é comum se perder uma quantidade significativa de líquidos e minerais. De acordo com a intensidade da atividade, a perda de líquidos pode variar de 1 a 2 litros em cada hora de exercício.

Por isso, lembrar-se de ingerir bastante água diariamente é muito importante, principalmente quando os esportes são incluídos na rotina. Para nunca mais se esquecer de hidratar-se, confira agora 5 benefícios da água durante a prática de esportes!

1. Aumenta a tolerância à dor

Você algum dia imaginou que houvesse algo tão simples para ajudar a tolerar a dor? De acordo com um estudo publicado na revista norte-americana Psychophysiology, a ingestão de líquidos pode realmente aumentar a tolerância à dor.

Isso acontece porque quando não estamos devidamente hidratados, temos uma maior percepção e uma sensibilidade mais forte das sensações, incluindo a dor. Por isso, se você não quiser sentir tantas dores durante e após o treino, melhor caprichar na ingestão de água!

2. Ajuda no funcionamento do metabolismo

A água pura é muito importante para regular as funções metabólicas, fazendo com que seu corpo funcione da melhor maneira possível.

Ao se manter bem hidratado, você estará acelerando seu metabolismo, facilitando seu processo de digestão e melhorando sua circulação sanguínea. Tudo isso resulta em mais energia para suas atividades e um corpo livre de toxinas.

3. Deixa você mais disposto

Sabe aquela preguiça que aparece de vez em quando, fazendo com que você não tenha vontade de fazer nada e se sinta até um pouco mal-humorado? Muitas vezes isso pode ser resultado apenas da falta de hidratação.

Ao ingerir água não só durante, mas antes e depois da prática de esportes, você fornecerá todo o líquido de que seu corpo precisa, repondo o que ele perde por meio do suor. Isso possibilita mais disposição para seu dia a dia e uma performance melhor em seus exercícios.

4. Mantém seus músculos fortes

Por mais que os músculos necessitem de proteína para ficarem fortes e crescerem, não é apenas disso de que eles precisam. A proteína ajuda na sua construção, mas a água é o que ajuda a mantê-los fortes.

Por isso, não adianta apenas caprichar na dieta e ingerir a quantidade correta de proteínas. Se quiser ganhar mais massa muscular e aumentar sua força, é crucial cuidar para não desidratar durante a prática dos exercícios. Mesmo uma diminuição pequena, como 1,5% na sua hidratação, já pode causar perda de força.

5. Melhora o seu desempenho atlético

Se você almeja estar sempre em boa forma para treinar e ter um bom desempenho, é fundamental cuidar da hidratação — principalmente em lugares com climas quentes nos quais a perda de líquidos é maior, e eles são ainda mais importantes para o controle da temperatura corporal.

Atletas que não estão devidamente hidratados podem diminuir sua performance na atividade, de acordo com o nível de desidratação. Em algumas atividades anaeróbicas curtas — como o levantamento de peso, por exemplo — uma desidratação de 3% a 5% ainda não faz tanta diferença. Porém, em atividades aeróbicas e de resistência, uma pequena desidratação já é capaz de diminuir o ritmo do atleta em pelo menos 2%.

Beber água antes, durante e depois da prática de esportes é muito importante e oferece diversos benefícios para seu corpo e sua saúde. Por isso, procure ingerir 500 ml de água cerca de 2 horas antes de se exercitar, beba pequenas quantidades de água a cada 20 minutos durante o treino e se hidrate o quanto for necessário ao encerrar a atividade.

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