Atenção, maratonista! Se você é fã das corridas de resistência, precisa acompanhar as principais maratonas pelo mundo. Afinal, além da diversidade das provas — algumas são bastante tradicionais, e outras muito curiosas —, é possível conferir ainda um pouco das paisagens naturais de cada país.

E quem sabe um dia você se prepara para se aventurar em uma delas? Não tenha dúvidas: é uma ótima maneira de viajar e praticar esportes. Para ajudá-lo, fizemos uma lista com as 13 principais maratonas pelo mundo que você precisa conhecer. Confira!

1. Maratona de Tóquio, no Japão

Uma das mais tradicionais do planeta, a Maratona de Tóquio teve sua primeira edição em 2007, com mais de 1 milhão de espectadores e cerca de 300.000 corredores inscritos. A próxima edição é só no ano que vem, no dia 28 de fevereiro.

Em outras palavras, ainda dá tempo de se preparar, e quem sabe programar uma viagem até o Japão.

http://www.marathon.tokyo/en/

2. Big Five Marathon, na África do Sul

O mais incrível dessa maratona é que ela acontece dentro de uma reserva ecológica particular. A localidade fica entre Johanesburgo — capital do país —, e o Kruger National Park. Ou seja: você pode se deparar com os habitantes da savana africana no meio da maratona.

Apesar disso, não há relatos de acidentes com animais. E a paisagem é de tirar o fôlego! A próxima edição será no dia 24 de junho.

http://big-five-marathon.com/

3. Great Wall Marathon, na China

Já pensou como seria correr uma maratona na Grande Muralha, um dos mais famosos monumentos históricos da China? Como você pode imaginar, essa corrida exige muito fôlego e preparação física de sobra.

Afinal, o caminho não é plano: os 42 quilômetros são percorridos em 5.164 degraus. Isso sem contar as subidas e descidas que somam 600 metros de altitude nos primeiros 9 quilômetros. Só depois disso, é possível percorrer o trajeto plano. A maratona acontece no dia 20 de maio.

http://big-five-marathon.com/

4. Maratona Vodafone Istambul, na Turquia

Organizada desde 1978, essa é outra maratona muito tradicional. A corrida parte da Ponte do Bósforo, que liga os lados europeu e asiático da cidade. É finalizada com a vista da Basílica de Santa Sofia e da Mesquita Azul. Neste ano, a maratona será no dia 12 de novembro.

http://www.istanbulmarathon.org/en

5. Maratona de Amsterdam, na Holanda

Nesta corrida, você faz um verdadeiro passeio pela capital holandesa. Ela começa e termina no Estádio Olímpico — construído para os jogos de 1928 —, e passa por diversos pontos turísticos ao longo do rio Amstel.

Além do valor histórico, outra particularidade incrível dessa corrida é a paisagem, que inclui os moinhos e cenários típicos do país. A prova acontece no dia 15 de outubro.

http://www.tcsamsterdammarathon.nl/

6. Maratona de Veneza, na Itália

Já pensou em correr na cidade das águas? Saiba então, que a maratona de Veneza começa na localidade de Stra, e leva os corredores até uma área à beira do rio, em um trajeto que contempla as ruas históricas da cidade italiana, repleta de construções do século 18.

Nos quilômetros finais, os maratonistas podem contemplar pontos turísticos como a Piazza San Marco e o Grand Canal. A maratona deste ano será dia 22 de outubro.

http://www.venicemarathon.it/it/venicemarathon/

7. Maratona de Atenas, na Grécia

Existe lugar mais incrível para se correr uma maratona do que na Grécia, onde o esporte nasceu? Inclusive, a lenda conta que, na Grécia Antiga, o mensageiro Fidípides correu 42 quilômetros para anunciar a vitória da cidade de Atenas sobre os persas.

Uma das mais tradicionais do mundo, reúne tantos participantes que a corrida tem nove largadas diferentes. Além disso, os corredores passam por lugares históricos, e terminam a prova no Estádio Panatenaico. Geralmente, a prova é nos meses de outubro ou novembro.

http://www.athensauthenticmarathon.gr/site/index.php/en/

8. Maratona Islandsbanki Reykjavik, na Islândia

Ok, o nome é um pouco complicado. A tradição da maratona em Reykjavik, na Islândia, começou em 1984, e coincide com o Festival Cultural Notuno. É um dia inteiro de performances com teatro, música, arte e gastronomia.

Além disso, o trajeto tem paisagens incríveis do mar e das montanhas. A edição de 2017 acontece no dia 19 de agosto.

http://www.marathon.is/reykjavik-marathon

9. Ultra-Maratona Antelope Canyon, nos Estados Unidos

Por ser uma ultra-maratona, o percurso é de 85 quilômetros. Nele, os maratonistas percorrem o estado do Arizona, passando pelo Antelope Canyon e a Horseshoe Bend, a curva em forma de ferradura do Rio Colorado.

O percurso termina em Page, uma pequena cidade no norte do Arizona. A próxima edição é só em 2018, mas ainda não tem uma data confirmada.

http://www.grandcircletrails.com/antelope-canyon-general-info/

10. Maratona Rock ‘n’ Roll, em Lisboa

A corrida começa na vila à beira-mar de Cascais, passa junto às margens do rio Tejo, e atravessa ainda pontos históricos das ruas encantadoras de Lisboa. É uma maratona que vale a pena conferir, pelas paisagens e pelo valor histórico dos cenários.

http://www.runrocknroll.com/lisbon/

11. Bagan Temple Marathon, em Mianmar

Pouca gente conhece esse país, que fica no sul da Ásia. Mas ele tem uma das maratonas mais interessantes do planeta, feita entre os templos de Bagan. O cenário é incrível, e existe a possibilidade de fazer o percurso completo, meia-maratona ou apenas 10 quilômetros.

A base de saída é o templo Htilominlo, construído em 1211. Quem disse que não dá para unir cultura e esporte?

http://bagan-temple-marathon.com/

12. The Polar Circle Marathon, na Groenlândia

Essa é para quem gosta de frio e está bem treinado para correr em ambientes gelados, cujas temperaturas chegam aos 15 graus negativos. A base dessa maratona é de Kagerlussuaq, na Groenlândia.

Quem corre, destaca que a recompensa são as paisagens incríveis e a possibilidade de cruzar com renas no caminho. Nesta edição, ela acontece nos dias 28 e 29 de outubro.

http://polar-circle-marathon.com/

13. Maratona Rapa Nui, na Ilha de Páscoa

Localizada no litoral chileno, a Ilha de Páscoa tem uma das maratonas mais exclusivas do mundo. Nesse sentido, o número de participantes é limitado, e só 180 pessoas podem se inscrever. O interessante dessa corrida é que ela cruza a ilha de uma costa a outra.

A próxima edição está marcada para o dia 4 de junho.

http://www.maratonrapanui.cl/index_en.html

Como você viu ao longo deste artigo, as principais maratonas do mundo são, além de grandes desafios, uma oportunidade e tanto de conhecer lugares incríveis. Se você gostou deste conteúdo, compartilhe-o nas suas redes sociais!

Share: